Projeto Fases propões um novo olhar sobre a Educação Ambiental nas Salas de Aula
No contexto crítico do século XXI, temos visto que crescem as ações de conscientização sobre a forma como ocupamos a Terra, tornando cada vez mais urgente a importância de termos uma educação ambiental consistente dentro das salas de aula. O direito à educação ambiental está previsto inclusive na Constituição Federal de 1988, no qual o […]
No contexto crítico do século XXI, temos visto que crescem as ações de conscientização sobre a forma como ocupamos a Terra, tornando cada vez mais urgente a importância de termos uma educação ambiental consistente dentro das salas de aula. O direito à educação ambiental está previsto inclusive na Constituição Federal de 1988, no qual o Estado é responsável por “promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente”. Mas você, professor ou professora, se pergunta sobre como fazer isso? Como fazer esse gesto ser integrado às demais ações escolares?"
Com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio da Escola da Cultura, o Projeto FASES nasce com o objetivo de promover formações em Educação Ambiental e experiências entre professores e alunos, articulando cultura, educação, meio ambiente e acessibilidade em ações de fortalecimento do ambiente escolar. Além da realização de um seminário on-line com oficinas e rodas de conversas, a circulação de espetáculo teatral e da premiação de práticas inovadoras em sustentabilidade em escolas municipais, o projeto conta com a distribuição de livro temático para professores e educadores.
A iniciativa estende-se ao longo de todo o mês de março com atividades on-line e presenciais que beneficiarão um total de 250 escolas em 51 municípios do Rio de Janeiro.