Começa I Seminário Fases de Educação Ambiental e inscrições seguem abertas; evento vai até 1º de abril | Região dos Lagos

Começou nesta segunda-feira (28) o I Seminário FASES de Educação Ambiental. As inscrições seguem abertas, fechando na véspera de cada dia de evento, que vai até o dia 1º de abril.

Originalmente publicado em: https://plantaodoslagos.com.br/categoria/cidades/comeca-i-seminario-fases-de-educacao-ambiental-e-inscricoes-seguem-abertas-evento-vai-ate-1o-de-abril-regiao-dos-lagos/

O Seminário é gratuito, online e aberto para professores de todos os níveis de ensino e demais interessados. E a programação, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU, conta com oficinas, palestras e rodas de conversa com grandes pesquisadores, professores e gestores da Educação e da Cultura do país.

O Seminário, conforme conta os organizadores, ainda “vai oferecer uma boa dose de ferramentas pedagógicas, ideias e trocas enriquecedoras sobre educação pautada pela sustentabilidade, para apoiar o professor a aplicar esse conteúdo de maneira prática dentro de sala de aula”.

Professores de mais de 250 escolas públicas serão formados no projeto patrocinado pela Enel Distribuição Rio com apoio do Governo do Estado do RJ. O objetivo do Seminário é atender a temática da educação ambiental que tem se tornado pauta frequente e necessária em diversos contextos da vida.

Iniciativas como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU em 2015, demonstram a urgência e a relevância do tema em âmbito global.

“A escola é, por natureza, o ambiente ideal para o cultivo dessa nova maneira de olhar para a vida. Nos últimos 20 anos, desde a regulamentação da Política Nacional de Educação Ambiental, pela Lei nº 9.795 de 1999, e do estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, conforme a Resolução n° 02 do Conselho Nacional de Educação, de 15 de junho de 2012, temos presenciado um avanço sistemático na institucionalização do tema no âmbito escolar, o que implica a capacitação permanente de educadores e educadoras para a atuação neste contexto”, explica a organização.

Nesta segunda, o tema da palestra de abertura foi “A importância da Educação Ambiental e da Cultura nas Escolas”, que contou com a presença da doutora em Ciências Políticas e Sociologia, Léa Tiriba; do responsável pela área de Projetos de Sustentabilidade na Enel Distribuição Rio, cientista social e pós-graduação em Relações Internacionais, Leonardo Soares; e subsecretária adjunta e diretora da Escola Estadual da Cultura RJ, Cláudia Vianna.

Demais programação do Seminário:
Roda de Conversa sobre ECOLOGIA PESSOAL: Percepção, emoções e diálogo na educação

Os sentidos, as emoções e a linguagem na educação. Os 5 sentidos, a percepção de si, a percepção de fazer parte da natureza. O corpo como meio ambiente. A consciência e os sentidos. Ética e Valores.

Convidados: Matheus Macedo (Médico ayurvédico e o primeiro brasileiro a concluir o Bacharelado em Medicina e Cirurgia Ayurvédica (BAMS) na Índia) e Anita Abed (pós-graduada em Psicopedagogia e em Neuroeducação, mestre em Psicologia e consultora da UNESCO)

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA SOCIAL: As relações moldam o mundo

As relações sociais. Diálogo e a cooperação. Comunicação não violenta. A sala de aula como espaço do encontro e da diversidade. Representatividade. Alteridades.

Convidados: em confirmação.

Roda de Conversa sobre ECOLOGIA AMBIENTAL: A escola como ecossistema

Meio ambiente é todo lugar. A escola como ecossistema, como espaço para a educação ambiental na perspectiva das 3 ecologias. Metodologias e práticas participativas.

Convidados: Fábio Scarano (Professor Titular de Ecologia da UFRJ) e Jean Marx (Escritor, ator, artista de circo e biólogo. Criador do Projeto Teçaya)
Palestra Nós somos o mundo. A importância de cada um fazer a sua parte.

Dias 30/03, 31/03 e 01/04 – 10 às 12h

Oficina Educação Ambiental: As 3 ecologias

Ministrante: Flávia Fernandes (Mestre e doutora em Sociologia pela UECE, Empreendedora social, pesquisadora e produtora cultural).
Outras frentes do projeto
Além do Seminário, o projeto conta com outras frentes:

● a edição do livro “Eu, Você, o Mundo: as 3 ecologias no ambiente escolar”, material didático que apresenta metodologias e experiências para aplicar nas escolas.

● a circulação do espetáculo teatral inédito “UPA: Uma Aventura Cósmica” em cinco cidades do RJ, totalizando 17 apresentações acessíveis em Libras por escolas de Duque de Caxias, Magé, Silva Jardim, Rio das Ostras e Quissamã.

● e o Prêmio Fases, concedido para profissionais e escolas com práticas inovadoras em sustentabilidade.

Projeto Fases conta, além do Seminário, com teatro circulando pelas cidades, premiação na Educação e edição de livro — Foto: Divulgação/Fases